Sua Imagem - Dicas de Etiqueta | Comunicação. Conversando com o Cliente - por Cintia Demori

Artigos

10 Fevereiro, 2018

Talvez você já tenha ouvido a máxima: "Comunicação não é o que eu falo.
Comunicação é o que o cliente entende"

Muitas vezes pessoas que estão iniciando seu trabalho com atendimento ao cliente, principalmente quando visitam o cliente ou recebem o cliente na empresa, ficam com alguma dúvida sobre como se portar.
Segue aqui algumas recomendações que eu transmito aos trainees durante o meu treinamento e que podem te ajudar:

  1. Seja polido e agradável. É ótimo encontrar pessoas agradáveis de se conversar. Pessoas que não reclamam, que são alto astral e positivas
  2. Olhe nos olhos. Sempre. Ao olhar nos olhos você diz que a veio. Transmite segurança e credibilidade para a pessoa com que está conversando.
  3. Memorize os nomes. Se esforce, se conseguir isso causa uma ótima impressão. Demostra interesse genuíno à pessoa com quem você conversa.
  4. Use palavras positivas. Volte ao número 1 e leia novamente. O mundo já está cheio de gente crítica e reclamona. Não seja essa pessoa.
  5. Cuidado com o palavreado. Que seja adequado ao entendimento do seu cliente, claro, mas cuidado com palavras chulas, excesso de gírias e palavrões.
  6. Palavrões e piadas. Tenha em mente que sempre ofendem alguém. E aí? Que tal se o seu cliente não gostar. Melhor não correr esse risco.
  7. Cuidado com palavras difíceis. Se usar palavras diferentes e termos técnicos (caso exista na sua profissão) - que o cliente seja capaz de entender. Explique. Ninguém tem a obrigação de saber detalhes e termos referentes ao nosso trabalho.
  8. Não gesticule demais. Postura é bom e todo mundo gosta. Corpo é movimento sim, mas com moderação.
  9. Não fale em assuntos polêmicos - com clientes nunca, se possível. Aborto, crimes, times de futebol, partidos políticos, drogas, gênero, etc... Evite tudo que possa causar algum desconforto.
  10. Não cruze os braços quando estiver conversando com alguém. O cliente pode entender de varias maneiras essa atitude e nunca é positiva. Pode demonstrar desinteresse, insatisfação, desacordo, insegurança.
  11. Não toque em nada - na sala ou mesa do cliente, muito menos nas pessoas com quem você conversa.
  12. Não fofoque, critique ou reclame - principalmente sobre a empresa onde trabalha ou seus colegas. Lembre -se que a idéia é causar uma boa impressão.

Esse texto foi útil para você?
Dúvidas ou sugestões me escreva: cintia@cintiademori.com.br

Cintia Demori é Consultora de Imagem e Professora convidada da Inova Business School.