Docentes e Convidados

Adriana Pierini

Graduada em Letras e Pedagogia.

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Docente do curso de Pós Graduação em Alfabetização e Letramento do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE).

Experiência como Docente e Orientadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Campinas e como formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC).

Pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) - Faculdade de Educação-UNICAMP.

Atuação nas áreas de formação docente: articulação de trabalho coletivo, planejamento, desenvolvimento e sistematização de projeto pedagógico na educação básica, constituição do trabalho do orientador/coordenador pedagógico e alfabetização e letramento.

Temas de interesse para pesquisa: constituição do trabalho do orientador/coordenador pedagógico, formação centrada na escola, reflexão coletiva sobre a prática cotidiana e desenvolvimento profissional.

Expandir

Adriana Turchetti Pinto de Moura

Convidado

Psicóloga especialista em Neuropsicologia pela USP com aprimoramento em Reabilitação Cognitiva.

Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) de Reveu Feuerstein.

Experiência profissional como psicóloga clínica (psicoterapia, avaliações e tratamento de crianças, adolescentes, adultos e idosos) e como professora em cursos de formação e especialização, além de grupos de estudo e supervisões.

Adriano Rolindo

Doutorando na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com mestrado na mesma área e instituição. Pós-graduado em nível lato sensu em gestão educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas em 2007 e pela Faculdade Anhembi Morumbi em 2010, graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é diretor titular de cargo na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuando na E.E. Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado em Campinas, desde 2007 e professor no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.

Expandir

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Alexsandro Issao Sunaga

Convidado

Mestrando em Ensino de Astronomia na USP, MBA em Finanças pela ESAMC, Licenciado em Física pela Unicamp, Professor-Referência em Ensino Híbrido no Brasil pelo Instituto Península, Consultor em Tecnologias na Educação no Colégio Objetivo,  Professor de Física, Matemática e Robótica em Faculdades e Colégios, Co-autor do livro Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologias na Educação.

Altiere A. Carvalho

PhD em Neurociências e Comportamento, Fonoaudiólogo, Mestre em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense no Laboratório de Neurobiologia da Atenção e do Controle Motor, Doutor em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo, com intercâmbio internacional no Departamento de Pato-fisiologia da Faculdade de Medicina da University of Ljubljana (Eslovênia). Seu interesse clínico envolve patologias cognitivas. Na pesquisa tem interesse pelas funções mentais superioras por meio da atenção visual seletiva como modelo desses processos em seres humanos com perdas sensoriais congênitas. Utiliza de psicofísica e Ressonância Magnética Funcional como instrumentos. O principal método empregado baseia-se em técnicas de cronometria mental e permitem a investigação tanto de aspectos básicos da organização do sistema nervoso, como de funções complexas como a atenção, a linguagem, a especialização hemisférica, dentre outras.

Expandir

Ana Cristina Giuliani

Ana Cristina Giuliani é mestra em Administração pela UNIMEP, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pelo INPG e em Finanças pela EAESP - FGV. Graduou-se em Administração pela UNIMEP.

A sólida formação acadêmica inclui aperfeiçoamentos e atualizações na Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha), no PROGEP (FIA/USP) e UMAD - Universidad Madero (Puebla, México).

Master Coach e Mentora formada pela ISI Infinity e Analista de Mapeamento de Perfil Comportamental pela Profiler Solides LCC (USA) e Solides Tecnologia S/A (Brasil).

Ocupou cargos executivos em empresas de varejo e serviços. Atualmente é consultora de empresas na área de Gestão de Pessoas.

Professora e coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação.

Publicações: Práticas de Coaching e Mentoring: experiências de sucesso do autocoaching ao business (Brasil, 2016, tema: Coaching). Gestão Estratégica de Pessoas Conceitos e Tendências (Brasil, 2010 - tema QVT = Ansiedade e Estresse no Trabalho); Marketing Contemporâneo Un Enfoque Latinoamericano (México - 2008 - tema: Clima Organizacional); Gestão de Marketing no Varejo IV (Brasil - 2007 - tema: Clima Organizacional). 

 

Expandir

Ana Marchi

Experiência e formação: Consultora na área de Desenvolvimento Organizacional e Desenvolvimento de Lideranças. Coach, professora e mentora em temas ligados a Gestão de Pessoas e Planejamento de Carreira. Desde 2014 é organizadora e instrutora de cursos de Mindfulness. Foi executiva do Grupo DPaschoal onde atuou nas áreas de TI, Processos, Desenvolvimento Organizacional e Responsabilidade Social. Graduada em Análise de Sistemas pela PUC Campinas, com MBA em Gestão Empresarial e especializações em Contabilidade e Administração Financeira. Vasta formação em RH, incluindo o curso “Human Resources Executive Program” da Universidade de Michigan, considerado referência em RH Estratégico. É certificada pela International Coaching Community e pelo Mindfulness Trainings International.

Expandir

Anderson Pellegrino

Experiência e formação: Economista e Mestre em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Doutorando em Desenvolvimento Econômico. Atuou na área de Operações Internacionais da Natura Cosméticos e do SEBRAE-SP. Atualmente é consultor, palestrante e professor da Inova Business School, da ESAMC e da FGV Management. 

André Guimarães

Experiência e formação: Coordenador nacional da disciplina de Gestão Estratégica de Negócios e orientador do Plano de Negócios Digitais e Gestão da Qualidade na Inova Business School. Experiência de 15 anos no mercado Latino Americano de Telecomunicações e alta tecnologia, tendo atuado em empresas como Corning Inc., Draka, Huawei Technologies, Padtec, e 3M do Brasil. Atualmente dirige as operações da Finisar Inc. para América Latina. É graduado em Física e Física Aplicada, com Pós-graduação em eletrônica quântica, com MBA em Marketing pela Johnson School– Cornell e em Trends & Innovation.

Expandir

Antero Sewaybricker Todesco

Mestrado em Administração , Sistemas de Gestão Educacional FEAD-BH, Pós-Graduação pela Fundação Getúlio Vargas, graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba. Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da FHO|Uniararas, Coordenador dos MBA's e Coordenador dos cursos de Tecnologia em Gestão e TI da ESAMC - Sorocaba, Consultor de Implantação de ERP BAAN, Datasul, SAP tendo atuado em empresas como Pirelli S/A , Vicunha do Brasil, Drakte.

Expandir

Caique Pegurier

Experiência e formação: Formado em Engenharia Química pela PUC- RJ, possui também Pós-graduação pela COPPE-UFRJ e mestrado em Management of Technology pela Sloan School of Management do MIT (Massachussets Institute of Technology).

Em 27 anos de carreira, passou por posições de liderança, tais como Diretor de Desenvolvimento de Negócios, Diretor de Vendas,  VP de Inovação e Negócios, e Presidente, em empresas como SC Johnson, White Martins/Praxair, Lucent Technologies, Telcordia, epay Worldwide e Kroton Educacional. Atuou em diversos setores da economia como Bens de Consumo, High Tech, Meios de Pagamento e Educação. Liderou dois start ups.

Há 15 anos, doa seu tempo e conhecimento como mentor voluntário na Fundação Estudar e na Endeavor, ajudando a promover empreendedorismo de alto impacto em vários países.

Expandir

Carlos Eduardo Godoy

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela USP (1984), professor e coordenador pedagógico de Ciências da Natureza / Tecnologia Educacional na Escola Móbile, entusiasta da tecnologia como ferramenta de produtividade pessoal e de aprendizagem. Finalista do Prêmio Educador Nota 10, ano 2017, promovido pela Fundação Victor Civita. Pesquisa continuamente novas estratégias de ensino-aprendizagem nas quais o aluno é protagonista no enfrentamento de situações-problema. Utiliza a plataforma Canvas (Instructure) como base para a interação com alunos do Ensino Fundamental II em situações de Ensino Híbrido, estendendo a atuação do professor para além dos limites espaciais e temporais da sala de aula. Atua com formação /  capacitação de professores desde 2003.

Experiência em:

* Ensino de Ciências da Natureza / Currículo, Teoria e Prática.

* Formação de professores de Ciências.

* Elaboração do currículo de Ciências da Natureza, do 1o ao 9o anos do Ensino Fundamental (STEAM / NGSS / Framework for Science Education).

* Mapeamento conceitual / Gestão do Conhecimento.

* Aprendizagem baseada em problemas.

* Educação para a sustentabilidade / Educação ambiental.

* Interação em Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

* Planejamento, construção e administração de Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

* Criação e gestão de cursos utilizando o LMS Canvas, da Instructure.

* Treinamento / Capacitação de professores e alunos para uso de tecnologia como ferramenta educacional.

* Uso das TICs na educação, integrando diferentes tecnologias na elaboração de material didático e atividades variadas.

Expandir

Carmem Júlia Skrepnek Pereira

Pedagoga e Mestre em Educação na área de Ensino Superior pela PUC Campinas, especialista em Arte, Educação e Novas Tecnologias pela UNB e Psicopedagoga pela UNICAMP. Foi coordenadora pedagógica da área de Orientação Educacional da Faculdade Metrocamp (2012 a 2016). Docente do Ensino Superior há 13 anos, atualmente atua em tempo integral como docente, membro do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) e presidente do NAC (Núcleo de Acessibilidade) da Metrocamp DeVry.  

Expandir

Carolina Defilippi

Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Cristina Corsini

Psicóloga (CRP 06/41118-0) e Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia em Neurologia Infantil (Faculdade de Ciências Médicas - Unicamp). Mestra em Psicologia Escolar (Puc-Campinas). Vivência profissional em clínica com crianças e adolescentes. Tutora de Estudo em domicílio / Home care pedagógico de crianças e adolescentes. Consultora em escolas de Campinas e Região desenvolvendo trabalho com famílias, equipe pedagógica e alunos. Professora universitária na graduação e pós-graduação (Lato-sensu). Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica na rede particular. Coordenadora Nacional do curso de pós-graduação Educação Socioemocional e Práticas na Escola e professora horista do IBFE. Tutora de estudos de crianças e adolescentes. Autora do livro: "Pais nota dez, aluno nota mil: sugestões práticas para ajudar seu filho na escola" (Casa do Psicólogo / Pearson).

Expandir

Daniel Simões Rebello

Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS (2000), Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucai - UNIVÁS(2010), possui Especializações em: Psicopedagogia institucional e clínico pelo Unisal (2012),  Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2006), Treinamento em Natação pelo Instituto Superior de Cultura Manoel Fajardo - Cuba (1999), Esportes Educacionais pela Universidade de Barcelona (2001).Atualmente é professor de Educação Física escolar do Colégio LICEU Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP, professor de graduação dos cursos de Educação Física e Pedagogia do UNISAL, professor dos cursos de pós-graduação do Unisal em Psicopedagogia e Educação Infantil na área de Psicomotricidade e Pedagogia social na área de animação sócio cultural, professor dos cursos de pós graduação do Instituto Brasileiro de Educação (IBFE) em Psicopedagogia e Alfabetização e letramento na área de Psicomotricidade.

Expandir

Debora Corigliano

Neuropsicopedagoga, Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociência da Educação (pelo IBFE). Professora no IBFE nos cursos de Psicopedagogia, Inovação na Educação e Docência do Ensino Superior. Consultório Particular para atendimento na área da Psicopedagogia e Orientação Familiar. Assessoria Pedagógica em escolas particulares. Autora do livro " Orientando Pais, Educando Filhos" pela editora Autores Associados.  Idealizadora e tutora no EAD "Pais e filhos, uma parceria de sucesso" pela Rede Sec. XXI e apresentação diária  na Rádio Brasil , no programa Nossa Gente, falando sobre Orientação familiar. 

Expandir

Elcio Rodrigues Damaceno

Experiência e formação: Graduação em Engenharia Mecânica (Unicamp) e Especialização em Marketing pela (ESPM). Engenheiro Mecânico, formado pela Unicamp e Especialista Gestão de Marketing pela ESPM. Atuou por quase 20 anos em empresas como 3M, Robert Bosch e Whirpool em diversas posições, onde adquiriu experiência na Gestão de Negócios e Marketing. É professor, consultor e palestrante nas áreas de Planejamento Estratégico, Marketing e Vendas.

Expandir

Élcio Sotkeviciene

Experiência e formação: Professor Mestre e Executivo de negócios internacionais, atuou nas empresas ERIEZ, BASF, FORMED, BLACK& DECKER, CASE, ERICSSON e FLEXTRONICS, liderando processos de Internacionalização de empresas e produtos, transportes globais, “trade compliance”, desenvolvendo soluções para cadeia supridora, de ponta a ponta em operações multiclientes, incluindo logística reversa. Dirige a SOTLOG focada em educação, no desenvolvimento de conteúdos programáticos, palestras e consultoria em negócios, atuando como Professor em bacharelado, MBA e Pós MBA.

Expandir
  • Outras Páginas: