Docentes e Convidados

Adriana Stella Pierini

Possui graduação em Pedagogia pela "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino" (1990), graduação em Letras pela "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino" (1984) e complementação em Supervisão Escolar (1º e 2º graus) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras José Olympio de Batatais (1993). Mestre em Educação na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores e Doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC). Atua nas áreas de formação docente, articulação de trabalho coletivo e planejamento, desenvolvimento e sistematização de projeto pedagógico na educação básica. Apresenta como principais os seguintes temas de interesse para pesquisa: constituição do trabalho do orientador pedagógico, formação centrada na escola, reflexão coletiva sobre a prática cotidiana e desenvolvimento profissional.

Expandir

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Alexsandra Manoel Garcia

Advogada; 
Professora Universitária;
Mestranda em Educação pela PUC Campinas, 
Pós-Graduada em Direito e Processo Civil pela Escola Superior de Direito - ESD;
Pós-Graduada em Direito de Família e das Sucessões pela Faculdade Legale - SP; 
MBA em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Faculdade Legale - SP;
Extensão em Gestão de Escritório de Advocacia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU;
Associada Apoiadora do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família;
Presidente da Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões da OAB - subseção Indaiatuba/SP;
Vice-Presidente da Comissão Especial Estadual de Coaching Jurídico da OAB/SP;
Primeira Secretária da Comissão Especial Estadual de Direito de Família e Sucessões da OAB/SP;

Expandir

Anderson Pellegrino

Experiência e formação: Economista e Mestre em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Doutorando em Desenvolvimento Econômico. É palestrante, professor convidado dos cursos de MBA da FGV Management e da Inova Business School, e Consultor Sênior da Inova Consulting. Autor e coautor de livros nas áreas de desenvolvimento econômico e economia internacional.

Carina Martellini

Graduada em Propaganda e Marketing (ESAMC Campinas-SP) e com MBA em Marketing (Fundação Getúlio Vargas -SP). Além do conhecimento da área de Marketing e Comunicação, estudou Design de Joias pela Faculdade Santa Marcelina, Fashion Business pelo Fashion Institute of Technology - NY - EUA, Design de coleção para o mercado de joias e bijuterias pela FAAP - SP e Coolhunting pela ESPM - SP.
Com experiência no mercado publicitário, já atuou em agências de publicidade, mídia indoor e co-branding, além de institutos de pesquisa e consultoria.
Atualmente é sócia do e-commerce Carina Martellini - joia conceito, que atua no segmento de joias com foco em pedras naturais. É responsável pelo desenvolvimento de todas as coleções e planejamento de marketing da marca.
Com quatorze anos de experiência no ensino superior, como coordenadora de curso e professora universitária nos cursos de graduação, pós-graduação e MBA. Sua experiência como docente foi desenvolvida em Instituições como Senac, Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE), Escola Superior de Direito (ESD), ESAMC, Policamp e Unip.

Expandir

Carolina Defilippi

Experiência e formação: Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Carolina Manzini Bittencourt

Convidado

Advogada e professora de Direito Civil, Processual Civil e Teoria Geral do Processo, é formada e pós graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É professora de cursos de graduação, preparatórios para concursos públicos e para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, tanto para a primeira quanto para a segunda fase.

Chimena Barros da Gama

Doutora em Estudos Literários pela UNESP-FCLAr com pesquisa de campo em Portugal junto à Universidade Nova de Lisboa, foi bolsista FAPESP no Doutorado e CAPES durante o Mestrado. Fez especialização na mesma área após licenciar-se em Letras (português-francês). Tem artigos publicados em jornais, periódicos da área de letras e dois capítulos de livro. Foi professora na rede pública de ensino (ACT) e atualmente dá aulas de Língua Portuguesa e Redação em escolas privadas de Campinas.

Expandir

Debora Corigliano

Neuropsicopedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociência da Educação (pelo IBFE).  Coordenadora nacional no IBFE da Pós Graduação em Ed. Infantil Professora no IBFE nos cursos de Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Sócioemocional. Consultório Particular para atendimento na área da Psicopedagogia e Orientação Familiar. Assessoria Pedagógica em escolas particulares. Autora do livro " Orientando Pais, Educando Filhos" pela editora Autores Associados.  Idealizadora e tutora no EAD "Pais e filhos, uma parceria de sucesso" pela Rede Sec. XXI.  Youtuber  no canal " Orientando Pais, educando filhos".

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora de Neuromarketing e coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda atuando como Diretora de Planejamento e Mídia. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donald's, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora sênior de Futuro e Tendências da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.

Expandir

Fabiana Olivieri

Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos
Especialista em Pesquisa de Mercado - ESPM 
MBA 1ª. Gerência em Marketing - ESPM
MBA Gestão Estratégica de Negócios - FAV
Aluna Especial do Mestrado em Estatística - Unicamp
Mestranda em Educação - MUST University
12 anos de atuação em empresas corporativas nas áreas de Pesquisa e Inteligencia de Mercado;
10 anos atuando como Consultora Estatística em clientes de grande porte;
Desde 2009 na carreira academia, atuando em cursos de graduação, pós graduação e preparatórios;

Expandir

Fábio Soria

Possui graduação em Direito pela Universidade Paulista (2011) e Pós Graduação em Direito Público pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus (2016), atualmente exerce a função de Secretário Municipal de Negócios Jurídicos do Município de Cosmópolis. Possui experiência no campo do direito público, no âmbito legislativo, tendo trabalhado como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo de 2007 a 2013, em Prefeituras Municipais com experiência em Licitações Públicas, Contratos Administrativos e Tribunal de Contas.

Expandir

Fernanda Carone

Mestre em Ciência do Esporte FEF/UNICAMP (2010). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e Pedagogia pela FALC (2014). Possui Pós-graduações em Psicopedagogia pelo IBFE Campinas, Pedagogia do Movimento (2002) e Pedagogia do Esporte Escolar (2004) pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Diretora Pedagógica do Ensino Médio e curso Pré-Vestibular no Centro Educacional Objetivo, unidade Vila Industrial em Campinas.

 

Expandir

Guilherme Frizzera

Graduado em Relações Internacionais, Mestre em Ciências para Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (PROLAM/USP) e doutorando em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL/UnB), atuando também como professor assistente na graduação e pós-graduação desse mesmo instituto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Segurança Internacional da UnB. Desenvolve pesquisas relacionadas à América Latina, Integração Regional, História das Relações Internacionais, História da Política Externa Brasileira, Teoria das Relações Internacionais e Segurança Internacional

Expandir

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

Expandir

Henrique Romanini Subi

Procurador do Município

Procurador do Município de Campinas. Ex-Agente da Fiscalização Financeira do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Especialista em Direito Tributário pela UNISUL. Professor universitário e de cursos presenciais e à distância para OAB e concursos públicos. Autor dos livros "Cercamento da propriedade intelectual", pela Editora Novas Edições Acadêmicas, "Imunidades tributárias e concorrência desleal", pela Editora Clube de Autores, e dezenas de obras preparatórias para OAB e concursos públicos, todas pela Editora Foco.                        

Expandir

João Rilton

Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.


Expandir

José Francisco Aparecido

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas.  Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. 

Expandir

Julio César Ballerini Silva

Professor e Coordenador

Juiz de Direito no Estado de São Paulo, Mestre em Direito Processual Civil pela PUC-CAMP (2003), Especialista em Direito Privado e Processo Civil pela USP (1992), Graduado em Direito pela USP (1992). Atualmente, além de ser membro do Poder Judiciário do Estado de São Paulo.  Coordenador da Pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil; Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico; Magistrado e professor do curso Proordem - OAB e concursos; Especialista em Processo Civil pela faculdade do largo do São Francisco - USP; Mestre em Processo Civil pela Puc-Campinas; Mestre em processo com a dissertação em Direito à saúde, autor de livros e artigos jurídicos na área de saúde. Palestrante sobre direito à saúde para cursos jurídicos e não jurídicos.


Expandir

Luciana Haddad Ferreira (Nana)

Doutora em Educação pela Unicamp, especialista em Educação e em Arteterapia. Pedagoga licenciada pela Unicamp, é membro do GEPEC (FE/UNICAMP). Tem pesquisas relacionadas à área de formação docente, especialmente nas aproximações entre Arte, Estética e Experiência na formação de professores. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem 18 anos de experiência em docência na Educação Básica e 9 anos de experiência como formadora de professores. Possui diversas publicações na área.

  • Outras Páginas: