Sobre o Curso
Com visão orientada para Futuro, Tendências e Inovação, apresenta proposta de educação voltada ao empreendedorismo e à internacionalização da economia, formando profissionais que buscam transpor barreiras para deixar sua marca no mundo.
Como é o curso?
O internacionalista cria, expande e mantém a estabilidade das relações entre povos, países e empresas. Isso acontece com várias áreas: política, econômica, social, cultural e do direito.
Na moderna figura do Diplomata Corporativo, promove a aproximação entre empresas e governos de diferentes países, gerando oportunidades de negócios e parcerias de diversos tipos.
Na Unità, o curso de Relações Internacionais forma profissionais preparados para a complexidade da internacionalização da economia no mundo contemporâneo.
Por que fazer Relações Internacionais na Unità?
A Unità concede sólida e completa formação, desenvolvendo os pilares clássicos que compõe um internacionalista: História das Relações Internacionais, Integração Regional, Teoria das Relações Internacionais e Economia Política Internacional. Aborda também áreas essenciais e diferenciadas para um profissional de excelência: O Futuro e as Tendências de Mercado, Inovação, Criatividade, Planejamento Pessoal (vida, finanças pessoal e carreira), Responsabilidade Social e Ambiental, e a Capacidade de Tomada de Decisões (Negociações Internacionais). São temas arrojados e inovadores, que proporcionam visão de futuro e olhar cosmopolita e global, que diferencia o profissional no mercado, gerando amplas possibilidades de êxito na carreira.
Onde posso trabalhar?
O internacionalista é o condutor das relações entre nações, empresas e governos nos âmbitos políticos, econômicos, social, militar, comercial e de direito, podendo atuar em áreas privadas, públicas, governamentais e sem fins lucrativos. Dentro desse espaço, segue carreira em:
- Promove o processo de internacionalização de empresas nacionais, participando da prospecção de novos mercados, da implantação do negócio e sua marca e de sua representação em territórios estrangeiros;
- Análise de cenário mundial, mercados, riscos de conflitos e situações políticas;
- Possibilidade de negócios, alianças e parcerias entre países, promovendo entendimentos entre os governos e empresas;
- Abre caminhos para exportações, importações e acordos entre países e blocos econômicos;
- Representa um país, estado ou cidade com seus interesses no exterior em projetos de intercâmbio, ações promocional, comercial, turismo e educação;
- Ajuda empresas estrangeiras a se estabelecerem no país, dando apoio aos trâmites legais, nas decisões de investimento em novos mercados e na adequação da cultural organizacional;
Duração e Período
Duração de 8 semestres (4 anos)
Períodos: Matutino 08h às 11h40
Noturno 19h10 às 22h50
Eixo do Curso
Relações Internacionais Contemporâneas
Interpreta os cenários internacionais dos séculos XX e XXI. Discute o momento atual das relações internacionais e visualiza as perspectivas para o futuro da sociedade, economia, política ou cultura.
Integração Regional
Estuda órgãos internacionais e a importância dos blocos econômicos para o mundo. Discute os principais conflitos globais do momento, avaliando a política externa do Brasil.
Gestão de Marketing
Desenvolve produtos, serviços e marcas. Pesquisa de mercado e analisa tendências de consumo para criar estratégias. Conduz ações de vendas, cuida da distribuição e monta planejamentos de marketing.
Teoria das Relações Internacionais.
Das primeiras abordagens até as mais recentes, apresenta e discute as várias teorias das Relações Internacionais.
Negócios Internacionais
Domina ferramentas de Comércio Exterior e prospecta novos mercados internacionais para todos os tipos de empresa, da escolha do mercado à implantação do negócio.
Gestão Financeira
Controla os recursos financeiros de uma empresa, da análise de custos ao fluxo de caixa. Cuida do relacionamento com os acionistas e realiza um planejamento financeiro pensando no futuro.
Gestão de Operações
Faz o controle de produção para garantir a qualidade da empresa. Fecha parcerias com clientes e fornecedores para otimizar compras. Elabora um plano de operações para manter a produtividade em alta.
Economia Aplicada e Ambiente de Negócios
Desenvolve uma base sólida em Economia para tomada de decisões. Com a análise da conjuntura econômica, constrói cenários presentes e futuros. Conhece Direito Público e Privado e suas interfaces com o ambiente de negócios.
Planejamento de Carreira
Ensina o profissional a desenvolver autoconhecimento e autoanálise de competências para executar um planejamento pessoal, financeiro e profissional.
Futuro, Criatividade e Inovação
Fala a nova linguagem do mundo, gerando insights de negócio que deixam de ser mais do mesmo. Utiliza a criatividade para inspirar novas ideias e gerir inovações.
Estratégia
Domina estratégias de crescimento empresarial, suas eficácias e aplicações. Constrói planejamentos estratégicos e realiza análises setoriais. Conduz parcerias e alianças estratégicas no universo empresarial.
Raciocínios Quantitativo e Qualitativo
Conhece e entende a importância de métodos quantitativos na tomada de decisões. Domina a fala e a escrita, apresentando uma visão crítica do mundo. Compreende a importância da ética na gestão de negócios.
Grade
MATÉRIA | SEMESTRE | CARGA HORÁRIA |
---|---|---|
Comunicação e Expressão | 1º semestre | 80 |
Introdução ao Estudo das Relações Internacionais | 1º semestre | 80 |
Marketing I - Fundamentos | 1º semestre | 80 |
Cálculo | 1º semestre | 80 |
Futuro e Tendências | 1º semestre | 80 |
História das Relações Internacionais | 2º semestre | 80 |
Marketing II - Modelos de Negócio | 2º semestre | 80 |
Microeconomia | 2º semestre | 80 |
Estatística I | 2º semestre | 80 |
Ética e Raciocínio Crítico | 2º semestre | 40 |
Criatividade e Pensamento Lateral | 2º semestre | 40 |
Marketing III - Startups e Inovação | 3º semestre | 80 |
Finanças I | 3º semestre | 80 |
Macroeconomia | 3º semestre | 80 |
Estatística II | 3º semestre | 80 |
Política e Sociologia | 3º semestre | 40 |
Pesquisa de Mercado e Tendências | 3º semestre | 40 |
Teoria Política Moderna e Contemporânea | 4º semestre | 40 |
Geopolítica | 4º semestre | 40 |
Antropologia Cultural | 4º semestre | 40 |
Marketing IV - Planejamento | 4º semestre | 80 |
Finanças II | 4º semestre | 80 |
Elaboração de Cenários Econômicos | 4º semestre | 80 |
Responsabilidade Social e Ambiental | 4º semestre | 40 |
Política Externa Brasileira | 5º semestre | 80 |
Teoria das Relações internacionais I | 5º semestre | 80 |
Economia Política Internacional | 5º semestre | 40 |
Instituições e Organizações Internacionais | 5º semestre | 40 |
Marketing Global | 5º semestre | 40 |
Gestão de Operações I | 5º semestre | 80 |
Direito Público e Privado | 5º semestre | 40 |
Diplomacia e Negociação Internacional | 6º semestre | 40 |
Blocos Econômicos Regionais | 6º semestre | 40 |
Comércio Exterior | 6º semestre | 40 |
Negócios Internacionais | 6º semestre | 80 |
Observatório Internacional - Segurança, Estudos Estratégicos e Defesa | 6º semestre | 40 |
Teoria das Relações internacionais II | 6º semestre | 40 |
Gestão de Operações II | 6º semestre | 80 |
Direito Internacional | 6º semestre | 40 |
Optativa I | 7º semestre | 80 |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 7º semestre | 160 |
Tópicos Especiais I | 7º semestre | 80 |
Gestão da Inovação e Empreendedorismo | 7º semestre | 80 |
Optativa II | 8º semestre | 80 |
Planejamento Pessoal, Financeiro e Profissional | 8º semestre | 80 |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 8º semestre | 160 |
Tópicos Especiais II | 8º semestre | 80 |
*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.
Coordenador (a)
Anderson Pellegrino
Experiência e formação: Economista e Mestre em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Doutorando em Desenvolvimento Econômico. É palestrante, professor convidado dos cursos de MBA da FGV Management e da Inova Business School, e Consultor Sênior da Inova Consulting. Autor e coautor de livros nas áreas de desenvolvimento econômico e economia internacional.
Docentes e Convidados
Anderson Pellegrino
Experiência e formação: Economista e Mestre em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Doutorando em Desenvolvimento Econômico. É palestrante, professor convidado dos cursos de MBA da FGV Management e da Inova Business School, e Consultor Sênior da Inova Consulting. Autor e coautor de livros nas áreas de desenvolvimento econômico e economia internacional.
Carina Martellini
Cy-dy A. Alves Filho
Mestre em Controladoria Empresarial, Especialista em Finanças de Empresas e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor titular e palestrante convidado. Atua na área financeira desde 2004, tendo desenvolvido carreira no mercado financeiro e na área de controladoria no Banco Bradesco S.A., Walmart Brasil, Makro Atacadista S.A. (Grupo SHV), atualmente Gerente de Custos na Modern Logistics S.A. Experiência em gestão, controladoria, custos, atuação como business partner, governança de projetos de rentabilidade, revisão de metodologias para geração de valor e desenvolvimento de KPI´s.
ExpandirEliane El Badouy Cecchettini
Experiência e formação: Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora de Neuromarketing e coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Entertainment Television e agências de propaganda atuando como Diretora de Planejamento e Mídia. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donald's, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora sênior de Futuro e Tendências da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.
ExpandirFabiana Olivieri
Guilherme Frizzera
Graduado em Relações Internacionais, Mestre em Ciências para Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (PROLAM/USP) e doutorando em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL/UnB), atuando também como professor assistente na graduação e pós-graduação desse mesmo instituto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Segurança Internacional da UnB. Desenvolve pesquisas relacionadas à América Latina, Integração Regional, História das Relações Internacionais, História da Política Externa Brasileira, Teoria das Relações Internacionais e Segurança Internacional
ExpandirJuliana Marinelli Uchida
Graduada em Publicidade e Propaganda (PUC-Campinas), Mestre em Educação: Psicologia e Ensino Superior (UNICAMP), MBA em Gestão Comercial (FGV) e aluna do Doutorado em Educação (UNICAMP). Participante do PED/ UNICAMP (Programa de Estágio Docente) na pós graduação. Especialização em Neurociência e Comportamento do Consumidor (Instituto Brasileiro de Neuromarketing e Neuroeconomia).
Experiência em Gestões Empresarial e Comercial em organizações como Claro S/A, Givaudan do Brasil e Microsoft. Docente em cursos de graduação e pós graduação desde 2010. Escritora colaboradora de materiais com ênfase em ensino superior e aspectos psicológicos na transição para o ambiente laboral.
Luciano Alves Rocha
Experiência e formação: Especialista em Administração de Empresas - CEAG – FGV, 2008. Graduado em Engenharia Elétrica - USP – São Carlos, 2003. Carreira de 12 anos na gestão de processos de negócio nas áreas de TI e Supply Chain em empresas nacionais e multinacionais tais como Unilever, Abrange Logística e Construtora Tenda. Atuação na gerência de projetos de implantação de operações logísticas de armazenagem e distribuição em empresas como AmBev e Coelce, gerando aumento do faturamento e expansão das atividades em nível nacional.
ExpandirLuis Rasquilha
Experiência e formação: Presidente & CEO da Inova Consulting; Membro Conselheiro do G100 Brasil; Advisory Board Member do Capitual; Colunista do MIT Sloan Management Brasil; Professor Convidado da FIA (Fundação Instituto de Administração); Professor Convidado da FDC (Fundação Dom Cabral); Professor Convidado do Hospital Albert Einstein; Managing Director do WIN (Worldwide Innovation Network); Autor e coautor de 20 livros sobre Marketing, Comunicação, Futuro, Tendências e Inovação. Orador TEDx. 20 anos de
experiência em consultoria nas áreas de comunicação, marketing, estratégia, futuro, tendências e inovação com atuação na Europa, EUA, África e América do Sul, tendo trabalhado com 10 das 50 empresas mais inovadoras do mundo.
Formação Acadêmica: Harvard Business School (USA) - Disruptive Strategy & Innovation Executive Program; Burrus Research (USA) - The Antecipatory Leader System; Copenhagen Business School (Denmark) - Advance Program in Strategic Management; Inova Business School - Programa de Conselheiro Trendsinnovation; Inova Business School - Pós-MBA; Stanford University (USA) - Crash Course on Creativity & Design Thinking Action Lab; Universidade Católica Portuguesa - Programa Avançado | Master em Empreendedorismo e Gestão da Inovação (PAEGI); Instituto Superior de Gestão - Pós-graduação em Gestão de Empresas; INDEG/ISCTE - MBA; Universidade Católica Portuguesa - Pós-graduação em Marketing - Especialização em Marketing de Serviços; Instituto Superior de Novas Profissões - Graduação em Relações Públicas e Publicidade.
Marcelo Veras
Experiência e formação: Presidente do Grupo Unità Educacional. Sócio e membro do conselho da Inova Consulting. Conselheiro da SBCE - Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional. Conselheiro Emérito da Associação de Conselheiros TrendsInnovation do Brasil. Professor de Planejamento de Carreira e Estratégia na Inova Business School. Mentor do Founder Institute Campinas.
Experiência de mais de 30 anos em empresas tais como: Rede Positivo, Souza Cruz, Claro, TIM, ESPM, ESAMC, Inova Consulting, Atmo Educação, Unità Educacional e Grupo Inova. Autor e Coautor de seis livros: Métodos de Ensino para Nativos Digitais (2010), Gestão de Carreira e Competências (2014), SBB - Strategic Building Blocks (2017 e 2019), Inovação em sala de aula (2018), Tempo de compartilhar (2018) e Educação 4.0 (2019).
Graduado em Engenharia Química (Universidade Federal de Uberlândia), com Pós-Graduação em Gestão de Produção (Universidade Federal de Santa Maria), MBA Executivo em Marketing (ESPM). MBA Executivo em Gestão de Negócios (ESAMC). Pós MBA em Finanças (Inova Business School). Conselheiro TrendsInnovation certificado (Inova Business School). Master em Negócios de Plataforma (MIT).
Expandir
Renato Jannuzzi Cecchettini
Experiência e formação: Graduado em Engenharia Civil, pós graduado em Gestão pela FAAP e MBA em Gestão na FAAP/Wharton. É professor das áreas de Marketing, Neuromarketing, Inteligência de Mercado, Estratégia e Ecommerce tanto em cursos de graduação como em cursos de pós-graduação e MBA. Atuou 15 anos na área de saúde suplementar. Possui especialização de Geração de Modelo de Negócios (BMGen) pela ESPM e também atua em iniciativas Startups e de Inovação. É diretor da BADU+COP, empresa de consultoria empresarial, das áreas de Branding, Inteligência em Mídia e Planejamento / Ativação de negócios no Brasil e Itália.
ExpandirRubens Pimentel Neto
Experiência e formação: Rubens Pimentel Neto formou-se em Comunicação com ênfase em Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Aperfeiçoou-se através do MBA em Gestão Empresarial pela FIA-USP, especialização em Capacitação Gerencial pela FEA-USP, Effective Sales Management pela Michigan Business School e pós-graduação em finanças pela FAE - Curitiba.
É especialista com larga experiência em Liderança, vendas e RH, adquirida como executivo em empresas líderes de mercado como Grupo Camargo Corrêa, Moore Formulários, Placas do Paraná, GTech, Bovespa e Agência Estado - empresa do Grupo O Estado de São Paulo, entre outras. Dirige a Trajeto Desenvolvimento Empresarial, empresa de Consultoria, Treinamento e Coaching S.A. nas áreas de Liderança, Vendas e RH, e tem levado seus conhecimentos e experiência para diversas empresas, tais como: Bayer, Dupont, Xerox, Johnson-Johnson, MaryKay, TOTVS, Ambev, Nestlé, DHL, Edenred, EY, Unilever, Grupo Ultra, Bosch, Walmart, Agência Estado e FMC, entre outras. É professor de RH, estratégia empresarial e comunicação em cursos universitários e MBA. Conselheiro de Administração pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - 79ª Turma - 2018. Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching/BCI - Behavioral Coaching Institute e reconhecido pelo ICC - International Coaching Council. Formação em Coaching pela The Inner Game School of Coaching. Practitioner em Neurolinguística, reconhecido internacionalmente pela NLPU University, dedica-se ao estudo da Neurolinguística aplicada à comunicação, estratégia, vendas e negociação. É autor do livro "A Venda com Corpo, Mente e Alma" e colaborador do livro "Liderança Empresarial".
Expandir