Graduação

Relações Internacionais

Gostou do curso?


Sobre o Curso

Com visão orientada para Futuro, Tendências e Inovação, apresenta proposta de educação voltada ao empreendedorismo e à internacionalização da economia, formando profissionais que buscam transpor barreiras para deixar sua marca no mundo.

Como é o curso?

O internacionalista cria, expande e mantém a estabilidade das relações entre povos, países e empresas. Isso acontece com várias áreas: política, econômica, social, cultural e do direito.

Na moderna figura do Diplomata Corporativo, promove a aproximação entre empresas e governos de diferentes países, gerando oportunidades de negócios e parcerias de diversos tipos.

Na Unità, o curso de Relações Internacionais forma profissionais preparados para a complexidade da internacionalização da economia no mundo contemporâneo.

Por que fazer Relações Internacionais na Unità?

A Unità concede sólida e completa formação, desenvolvendo os pilares clássicos que compõe um internacionalista: História das Relações Internacionais, Integração Regional, Teoria das Relações Internacionais e Economia Política Internacional. Aborda também áreas essenciais e diferenciadas para um profissional de excelência: O Futuro e as Tendências de Mercado, Inovação, Criatividade, Planejamento Pessoal (vida, finanças pessoal e carreira), Responsabilidade Social e Ambiental, e a Capacidade de Tomada de Decisões (Negociações Internacionais). São temas arrojados e inovadores, que proporcionam visão de futuro e olhar cosmopolita e global, que diferencia o profissional no mercado, gerando amplas possibilidades de êxito na carreira.

Onde posso trabalhar?

O internacionalista é o condutor das relações entre nações, empresas e governos nos âmbitos políticos, econômicos, social, militar, comercial e de direito, podendo atuar em áreas privadas, públicas, governamentais e sem fins lucrativos. Dentro desse espaço, segue carreira em:

  • Promove o processo de internacionalização de empresas nacionais, participando da prospecção de novos mercados, da implantação do negócio e sua marca e de sua representação em territórios estrangeiros;
  • Análise de cenário mundial, mercados, riscos de conflitos e situações políticas;
  • Possibilidade de negócios, alianças e parcerias entre países, promovendo entendimentos entre os governos e empresas;
  • Abre caminhos para exportações, importações e acordos entre países e blocos econômicos;
  • Representa um país, estado ou cidade com seus interesses no exterior em projetos de intercâmbio, ações promocional, comercial, turismo e educação;
  • Ajuda empresas estrangeiras a se estabelecerem no país, dando apoio aos trâmites legais, nas decisões de investimento em novos mercados e na adequação da cultural organizacional;

 

Duração e Período

Duração de 8 semestres (4 anos)

Períodos: Matutino 08h às 11h40

                 Noturno 19h10 às 22h50

Eixo do Curso

Relações Internacionais Contemporâneas

Interpreta os cenários internacionais dos séculos XX e XXI. Discute o momento atual das relações internacionais e visualiza as perspectivas para o futuro da sociedade, economia, política ou cultura.

Integração Regional

Estuda órgãos internacionais e a importância dos blocos econômicos para o mundo. Discute os principais conflitos globais do momento, avaliando a política externa do Brasil.

Gestão de Marketing

Desenvolve produtos, serviços e marcas. Pesquisa de mercado e analisa tendências de consumo para criar estratégias. Conduz ações de vendas, cuida da distribuição e monta planejamentos de marketing.

Teoria das Relações Internacionais.

Das primeiras abordagens até as mais recentes, apresenta e discute as várias teorias das Relações Internacionais.

Negócios Internacionais

Domina ferramentas de Comércio Exterior e prospecta novos mercados internacionais para todos os tipos de empresa, da escolha do mercado à implantação do negócio.

Gestão Financeira

Controla os recursos financeiros de uma empresa, da análise de custos ao fluxo de caixa. Cuida do relacionamento com os acionistas e realiza um planejamento financeiro pensando no futuro.

Gestão de Operações

Faz o controle de produção para garantir a qualidade da empresa. Fecha parcerias com clientes e fornecedores para otimizar compras. Elabora um plano de operações para manter a produtividade em alta.

Economia Aplicada e Ambiente de Negócios

Desenvolve uma base sólida em Economia para tomada de decisões. Com a análise da conjuntura econômica, constrói cenários presentes e futuros. Conhece Direito Público e Privado e suas interfaces com o ambiente de negócios.

Planejamento de Carreira

Ensina o profissional a desenvolver autoconhecimento e autoanálise de competências para executar um planejamento pessoal, financeiro e profissional.

Futuro, Criatividade e Inovação

Fala a nova linguagem do mundo, gerando insights de negócio que deixam de ser mais do mesmo. Utiliza a criatividade para inspirar novas ideias e gerir inovações.

Estratégia

Domina estratégias de crescimento empresarial, suas eficácias e aplicações. Constrói planejamentos estratégicos e realiza análises setoriais. Conduz parcerias e alianças estratégicas no universo empresarial.

Raciocínios Quantitativo e Qualitativo

Conhece e entende a importância de métodos quantitativos na tomada de decisões. Domina a fala e a escrita, apresentando uma visão crítica do mundo. Compreende a importância da ética na gestão de negócios.

Grade

MATÉRIA SEMESTRE CARGA HORÁRIA
Comunicação e Expressão 1º semestre 80
Introdução ao Estudo das Relações Internacionais 1º semestre 80
Marketing I - Fundamentos 1º semestre 80
Cálculo 1º semestre 80
Futuro e Tendências 1º semestre 80
História das Relações Internacionais 2º semestre 80
Marketing II - Modelos de Negócio 2º semestre 80
Microeconomia 2º semestre 80
Estatística I 2º semestre 80
Ética e Raciocínio Crítico 2º semestre 40
Criatividade e Pensamento Lateral 2º semestre 40
Marketing III - Startups e Inovação 3º semestre 80
Finanças I 3º semestre 80
Macroeconomia 3º semestre 80
Estatística II 3º semestre 80
Política e Sociologia 3º semestre 40
Pesquisa de Mercado e Tendências 3º semestre 40
Teoria Política Moderna e Contemporânea 4º semestre 40
Geopolítica 4º semestre 40
Antropologia Cultural 4º semestre 40
Marketing IV - Planejamento 4º semestre 80
Finanças II 4º semestre 80
Elaboração de Cenários Econômicos 4º semestre 80
Responsabilidade Social e Ambiental 4º semestre 40
Política Externa Brasileira 5º semestre 80
Teoria das Relações internacionais I 5º semestre 80
Economia Política Internacional 5º semestre 40
Instituições e Organizações Internacionais 5º semestre 40
Marketing Global 5º semestre 40
Gestão de Operações I 5º semestre 80
Direito Público e Privado 5º semestre 40
Diplomacia e Negociação Internacional 6º semestre 40
Blocos Econômicos Regionais 6º semestre 40
Comércio Exterior 6º semestre 40
Negócios Internacionais 6º semestre 80
Observatório Internacional - Segurança, Estudos Estratégicos e Defesa 6º semestre 40
Teoria das Relações internacionais II 6º semestre 40
Gestão de Operações II 6º semestre 80
Direito Internacional 6º semestre 40
Optativa I 7º semestre 80
Trabalho de Conclusão de Curso I 7º semestre 160
Tópicos Especiais I 7º semestre 80
Gestão da Inovação e Empreendedorismo 7º semestre 80
Optativa II 8º semestre 80
Planejamento Pessoal, Financeiro e Profissional 8º semestre 80
Trabalho de Conclusão de Curso II 8º semestre 160
Tópicos Especiais II 8º semestre 80

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Anderson Pellegrino

Experiência e formação: Economista e Mestre em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Doutorando em Desenvolvimento Econômico. É palestrante, professor convidado dos cursos de MBA da FGV Management e da Inova Business School, e Consultor Sênior da Inova Consulting. Autor e coautor de livros nas áreas de desenvolvimento econômico e economia internacional.

Docentes e Convidados

Anderson Pellegrino

Experiência e formação: Economista e Mestre em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Doutorando em Desenvolvimento Econômico. É palestrante, professor convidado dos cursos de MBA da FGV Management e da Inova Business School, e Consultor Sênior da Inova Consulting. Autor e coautor de livros nas áreas de desenvolvimento econômico e economia internacional.

Carina Martellini

Graduada em Propaganda e Marketing (ESAMC Campinas-SP) e com MBA em Marketing (Fundação Getúlio Vargas -SP). Além do conhecimento da área de Marketing e Comunicação, estudou Design de Joias pela Faculdade Santa Marcelina, Fashion Business pelo Fashion Institute of Technology - NY - EUA, Design de coleção para o mercado de joias e bijuterias pela FAAP - SP e Coolhunting pela ESPM - SP.
Com experiência no mercado publicitário, já atuou em agências de publicidade, mídia indoor e co-branding, além de institutos de pesquisa e consultoria.
Atualmente é sócia do e-commerce Carina Martellini - joia conceito, que atua no segmento de joias com foco em pedras naturais. É responsável pelo desenvolvimento de todas as coleções e planejamento de marketing da marca.
Com quatorze anos de experiência no ensino superior, como coordenadora de curso e professora universitária nos cursos de graduação, pós-graduação e MBA. Sua experiência como docente foi desenvolvida em Instituições como Senac, Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE), Escola Superior de Direito (ESD), ESAMC, Policamp e Unip.

Expandir

Cy-dy A. Alves Filho

Mestre em Controladoria Empresarial, Especialista em Finanças de Empresas e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor titular e palestrante convidado. Atua na área financeira desde 2004, tendo desenvolvido carreira no mercado financeiro e na área de controladoria no Banco Bradesco S.A., Walmart Brasil, Makro Atacadista S.A. (Grupo SHV), atualmente Gerente de Custos na Modern Logistics S.A. Experiência em gestão, controladoria, custos, atuação como business partner, governança de projetos de rentabilidade, revisão de metodologias para geração de valor e desenvolvimento de KPI´s.

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Eliane El Badouy Cecchettini, Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, pós-graduada em Marketing, vencedora de 2 categorias do prêmio de Mídia Estadão - Pesquisa de Mídia e Gran Prix, premiada com Profissionais do Ano Rede Globo, co-autora de 2 livros "Inovação em Sala de Aula" e "Métodos de Ensino para Nativos Digitais". Também é colunista da Revista Eletrônica BREAK do Grupo EPTV - afiliada à Rede Globo -, e da coluna Ponto de Contato da Inova Business School. É coordenadora e professora do Master de Negócios de Impacto, professora de Capitalismo Consciente no Curso de Conselheiros TrendsInnovation e no Master de Neurobusiness da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Entertainment Television e agências de propaganda. Em sua trajetória profissional atendeu contas como McDonald 's, Unilever, Johnson & Johnson, FIAT, Bradesco, L'oréal, Tetra Pak, 3M, CPFL, Souza Cruz, Internacional Paper, entre outras. É Head de Media Intelligence & Consumer Insights da Targget House, Conselheira TrendsInnovation pela Inova Business School, Associate Partner da Inova Consulting para Futuro, Tendências & Consumer Insights, além de pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia contemporâneos.

Expandir

Fabiana Olivieri

Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos
Especialista em Pesquisa de Mercado - ESPM 
MBA 1ª. Gerência em Marketing - ESPM
MBA Gestão Estratégica de Negócios - FAV
Aluna Especial do Mestrado em Estatística - Unicamp
Mestranda em Educação - MUST University
12 anos de atuação em empresas corporativas nas áreas de Pesquisa e Inteligencia de Mercado;
10 anos atuando como Consultora Estatística em clientes de grande porte;
Desde 2009 na carreira academia, atuando em cursos de graduação, pós graduação e preparatórios;

Expandir

Guilherme Frizzera

Graduado em Relações Internacionais, Mestre em Ciências para Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (PROLAM/USP) e doutorando em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL/UnB), atuando também como professor assistente na graduação e pós-graduação desse mesmo instituto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Segurança Internacional da UnB. Desenvolve pesquisas relacionadas à América Latina, Integração Regional, História das Relações Internacionais, História da Política Externa Brasileira, Teoria das Relações Internacionais e Segurança Internacional

Expandir

Juliana Marinelli Uchida

Graduada em Publicidade e Propaganda (PUC-Campinas), Mestre em Educação: Psicologia e Ensino Superior (UNICAMP), MBA em Gestão Comercial (FGV) e aluna do Doutorado em Educação (UNICAMP). Participante do PED/ UNICAMP (Programa de Estágio Docente) na pós graduação. Especialização em Neurociência e Comportamento do Consumidor (Instituto Brasileiro de Neuromarketing e Neuroeconomia).
Experiência em Gestões Empresarial e Comercial em organizações como Claro S/A, Givaudan do Brasil e Microsoft. Docente em cursos de graduação e pós graduação desde 2010. Escritora colaboradora de materiais com ênfase em ensino superior e aspectos psicológicos na transição para o ambiente laboral.

Expandir

Luciano Alves Rocha

Experiência e formação: Especialista em Administração de Empresas - CEAG – FGV, 2008. Graduado em Engenharia Elétrica - USP – São Carlos, 2003. Carreira de 12 anos na gestão de processos de negócio nas áreas de TI e Supply Chain em empresas nacionais e multinacionais tais como Unilever, Abrange Logística e Construtora Tenda. Atuação na gerência de projetos de implantação de operações logísticas de armazenagem e distribuição em empresas como AmBev e Coelce, gerando aumento do faturamento e expansão das atividades em nível nacional.

Expandir

Luis Rasquilha

Experiência e formação: Presidente & CEO da Inova Consulting; Membro Conselheiro do G100 Brasil; Advisory Board Member do Capitual; Colunista do MIT Sloan Management Brasil; Professor Convidado da FIA (Fundação Instituto de Administração); Professor Convidado da FDC (Fundação Dom Cabral); Professor Convidado do Hospital Albert Einstein; Managing Director do WIN (Worldwide Innovation Network); Autor e coautor de 20 livros sobre Marketing, Comunicação, Futuro, Tendências e Inovação. Orador TEDx. 20 anos de
experiência em consultoria nas áreas de comunicação, marketing, estratégia, futuro, tendências e inovação com atuação na Europa, EUA, África e América do Sul, tendo trabalhado com 10 das 50 empresas mais inovadoras do mundo.
Formação Acadêmica: Harvard Business School (USA) - Disruptive Strategy & Innovation Executive Program; Burrus Research (USA) - The Antecipatory Leader System; Copenhagen Business School (Denmark) - Advance Program in Strategic Management; Inova Business School - Programa de Conselheiro Trendsinnovation; Inova Business School - Pós-MBA; Stanford University (USA) - Crash Course on Creativity & Design Thinking Action Lab; Universidade Católica Portuguesa - Programa Avançado | Master em Empreendedorismo e Gestão da Inovação (PAEGI); Instituto Superior de Gestão - Pós-graduação em Gestão de Empresas; INDEG/ISCTE - MBA; Universidade Católica Portuguesa - Pós-graduação em Marketing - Especialização em Marketing de Serviços; Instituto Superior de Novas Profissões - Graduação em Relações Públicas e Publicidade.

Expandir

Marcelo Veras

Experiência e formação: Presidente do Grupo Unità Educacional.  Sócio e membro do conselho do Grupo Inova. Sócio e membro do conselho da Comunidade "Educadores Inovadores". Conselheiro Emérito da Associação de Conselheiros TrendsInnovation do Brasil. Membro do Conselho Consultivo do Capitalismo Consciente (Regional Campinas-SP). Professor de Planejamento de Carreira e Estratégia na Inova Business School. Mentor do Founder Institute Campinas e do GO LAB AMCHAM Brasil.Experiência de mais de 35 anos em empresas tais como: Rede Positivo, Souza Cruz, Claro, TIM, ESPM, ESAMC, Atmo Educação, Unità Educacional e Grupo Inova. Autor e Coautor de 8 livros: Métodos de Ensino para Nativos Digitais (2010), Gestão de Carreira e Competências (2014), SBB - Strategic Building Blocks (2017 e 2019), Inovação em sala de aula (2018), Tempo de compartilhar (2018), Educação 4.0 (2019) e Método 3 - o protagonismo da Educação (2021).Graduado em Engenharia Química (Universidade Federal de Uberlândia), com Pós-Graduação em Gestão de Produção (Universidade Federal de Santa Maria), MBA Executivo em Marketing (ESPM). MBA Executivo em Gestão de Negócios (ESAMC). Pós MBA em Finanças (Inova Business School). Conselheiro TrendsInnovation certificado (Inova Business School). Master em Negócios de Plataforma (MIT). Certificação em Ambidestria Corporativa (Inova Business School).

Expandir

Renato Jannuzzi Cecchettini

Experiência e formação: Graduado em Engenharia Civil, pós graduado em Gestão pela FAAP, MBA em Gestão na FAAP/Wharton, Conselheiro TrendsInnovation pela Inova Business School. É professor das áreas de Marketing, Neuromarketing, Inteligência de Mercado, Estratégia e Ferramentas de Gestão da Nova Economia tanto em cursos de graduação como em cursos de pós-graduação e MBA. Atuou 15 anos na área de saúde suplementar. Possui especialização de Geração de Modelo de Negócios (BMGen) pela ESPM. Facilitador de treinamentos presenciais e online. Consultor da Inova Consulting nas áreas de Métodos Ágeis e Transformação Digital atuando nos mais diversos setores como bancos, seguros, contact centers, agro, entre outros. É diretor da Targget House, empresa de consultoria em mídia e inteligência de mercado.

Expandir

Rubens Pimentel Neto

Experiência e formação: Rubens Pimentel Neto formou-se em Comunicação com ênfase em Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Aperfeiçoou-se através do MBA em Gestão Empresarial pela FIA-USP, especialização em Capacitação Gerencial pela FEA-USP, Effective Sales Management pela Michigan Business School e pós-graduação em finanças pela FAE - Curitiba.

É especialista com larga experiência em Liderança, vendas e RH, adquirida como executivo em empresas líderes de mercado como Grupo Camargo Corrêa, Moore Formulários, Placas do Paraná, GTech, Bovespa e Agência Estado - empresa do Grupo O Estado de São Paulo, entre outras. Dirige a Trajeto Desenvolvimento Empresarial, empresa de Consultoria, Treinamento e Coaching S.A. nas áreas de Liderança, Vendas e RH, e tem levado seus conhecimentos e experiência para diversas empresas, tais como: Bayer, Dupont, Xerox, Johnson-Johnson, MaryKay, TOTVS, Ambev, Nestlé, DHL, Edenred, EY, Unilever, Grupo Ultra, Bosch, Walmart, Agência Estado e FMC, entre outras. É professor de RH, estratégia empresarial e comunicação em cursos universitários e MBA. Conselheiro de Administração pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - 79ª Turma - 2018. Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching/BCI - Behavioral Coaching Institute e reconhecido pelo ICC - International Coaching Council. Formação em Coaching pela The Inner Game School of Coaching. Practitioner em Neurolinguística, reconhecido internacionalmente pela NLPU University, dedica-se ao estudo da Neurolinguística aplicada à comunicação, estratégia, vendas e negociação. É autor do livro "A Venda com Corpo, Mente e Alma" e colaborador do livro "Liderança Empresarial".

Expandir

Eventos

Aguarde novidades!