Sobre o Curso

A Inova Business School é a Escola de Negócios da Unità Faculdade. Com visão orientada para Futuro, Tendências e Inovação, apresenta proposta de educação voltada ao empreendedorismo e à internacionalização da economia, formando profissionais que buscam transpor barreiras para deixar sua marca no mundo.

Como é o curso?

O internacionalista cria, expande e mantém a estabilidade das relações entre povos, países e empresas. Isso acontece com várias áreas: política, econômica, social, cultural e do direito.

Na moderna figura do Diplomata Corporativo, promove a aproximação entre empresas e governos de diferentes países, gerando oportunidades de negócios e parcerias de diversos tipos.

Na Inova-Unità, o curso de Relações Internacionais forma profissionais preparados para a complexidade da internacionalização da economia no mundo contemporâneo.

Por que fazer Relações Internacionais na Inova-Unità?

A Inova-Unità concede sólida e completa formação, desenvolvendo os pilares clássicos que compõe um internacionalista: História das Relações Internacionais, Integração Regional, Teoria das Relações Internacionais e Economia Política Internacional. Aborda também áreas essenciais e diferenciadas para um profissional de excelência: O Futuro e as Tendências de Mercado, Inovação, Criatividade, Planejamento Pessoal (vida, finanças pessoal e carreira), Responsabilidade Social e Ambiental, e a Capacidade de Tomada de Decisões (Negociações Internacionais). São temas arrojados e inovadores, que proporcionam visão de futuro e olhar cosmopolita e global, que diferencia o profissional no mercado, gerando amplas possibilidades de êxito na carreira.

Onde posso trabalhar?

O internacionalista é o condutor das relações entre nações, empresas e governos nos âmbitos políticos, econômicos, social, militar, comercial e de direito, podendo atuar em áreas privadas, públicas, governamentais e sem fins lucrativos. Dentro desse espaço, segue carreira em:

  • Promove o processo de internacionalização de empresas nacionais, participando da prospecção de novos mercados, da implantação do negócio e sua marca e de sua representação em territórios estrangeiros;
  • Análise de cenário mundial, mercados, riscos de conflitos e situações políticas;
  • Possibilidade de negócios, alianças e parcerias entre países, promovendo entendimentos entre os governos e empresas;
  • Abre caminhos para exportações, importações e acordos entre países e blocos econômicos;
  • Representa um país, estado ou cidade com seus interesses no exterior em projetos de intercâmbio, ações promocional, comercial, turismo e educação;
  • Ajuda empresas estrangeiras a se estabelecerem no país, dando apoio aos trâmites legais, nas decisões de investimento em novos mercados e na adequação da cultural organizacional;

 

Eixo do Curso

Relações Internacionais Contemporâneas

Interpreta os cenários internacionais dos séculos XX e XXI. Discute o momento atual das relações internacionais e visualiza as perspectivas para o futuro da sociedade, economia, política ou cultura.

Integração Regional

Estuda órgãos internacionais e a importância dos blocos econômicos para o mundo. Discute os principais conflitos globais do momento, avaliando a política externa do Brasil.

Gestão de Marketing

Desenvolve produtos, serviços e marcas. Pesquisa de mercado e analisa tendências de consumo para criar estratégias. Conduz ações de vendas, cuida da distribuição e monta planejamentos de marketing.

Teoria das Relações Internacionais.

Das primeiras abordagens até as mais recentes, apresenta e discute as várias teorias das Relações Internacionais.

Negócios Internacionais

Domina ferramentas de Comércio Exterior e prospecta novos mercados internacionais para todos os tipos de empresa, da escolha do mercado à implantação do negócio.

Gestão Financeira

Controla os recursos financeiros de uma empresa, da análise de custos ao fluxo de caixa. Cuida do relacionamento com os acionistas e realiza um planejamento financeiro pensando no futuro.

Gestão de Operações

Faz o controle de produção para garantir a qualidade da empresa. Fecha parcerias com clientes e fornecedores para otimizar compras. Elabora um plano de operações para manter a produtividade em alta.

Economia Aplicada e Ambiente de Negócios

Desenvolve uma base sólida em Economia para tomada de decisões. Com a análise da conjuntura econômica, constrói cenários presentes e futuros. Conhece Direito Público e Privado e suas interfaces com o ambiente de negócios.

Planejamento de Carreira

Ensina o profissional a desenvolver autoconhecimento e autoanálise de competências para executar um planejamento pessoal, financeiro e profissional.

Futuro, Criatividade e Inovação

Fala a nova linguagem do mundo, gerando insights de negócio que deixam de ser mais do mesmo. Utiliza a criatividade para inspirar novas ideias e gerir inovações.

Estratégia

Domina estratégias de crescimento empresarial, suas eficácias e aplicações. Constrói planejamentos estratégicos e realiza análises setoriais. Conduz parcerias e alianças estratégicas no universo empresarial.

Raciocínios Quantitativo e Qualitativo

Conhece e entende a importância de métodos quantitativos na tomada de decisões. Domina a fala e a escrita, apresentando uma visão crítica do mundo. Compreende a importância da ética na gestão de negócios.

Grade

MATÉRIA SEMESTRE CARGA HORÁRIA
Comunicação e Expressão 1º semestre 80
Introdução ao Estudo das Relações Internacionais 1º semestre 80
Marketing I - Fundamentos 1º semestre 80
Cálculo 1º semestre 80
Futuro e Tendências 1º semestre 80
História das Relações Internacionais 2º semestre 80
Marketing II - Modelos de Negócio 2º semestre 80
Microeconomia 2º semestre 80
Estatística I 2º semestre 80
Ética e Raciocínio Crítico 2º semestre 40
Criatividade e Pensamento Lateral 2º semestre 40
Marketing III - Startups e Inovação 3º semestre 80
Finanças I 3º semestre 80
Macroeconomia 3º semestre 80
Estatística II 3º semestre 80
Política e Sociologia 3º semestre 40
Pesquisa de Mercado e Tendências 3º semestre 40
Teoria Política Moderna e Contemporânea 4º semestre 40
Geopolítica 4º semestre 40
Antropologia Cultural 4º semestre 40
Marketing IV - Planejamento 4º semestre 80
Finanças II 4º semestre 80
Elaboração de Cenários Econômicos 4º semestre 80
Responsabilidade Social e Ambiental 4º semestre 40
Política Externa Brasileira 5º semestre 80
Teoria das Relações internacionais I 5º semestre 80
Economia Política Internacional 5º semestre 40
Instituições e Organizações Internacionais 5º semestre 40
Marketing Global 5º semestre 40
Gestão de Operações I 5º semestre 80
Direito Público e Privado 5º semestre 40
Diplomacia e Negociação Internacional 6º semestre 40
Blocos Econômicos Regionais 6º semestre 40
Comércio Exterior 6º semestre 40
Negócios Internacionais 6º semestre 80
Observatório Internacional - Segurança, Estudos Estratégicos e Defesa 6º semestre 40
Teoria das Relações internacionais II 6º semestre 40
Gestão de Operações II 6º semestre 80
Direito Internacional 6º semestre 40
Optativa I 7º semestre 80
Trabalho de Conclusão de Curso I 7º semestre 160
Tópicos Especiais I 7º semestre 80
Gestão da Inovação e Empreendedorismo 7º semestre 80
Optativa II 8º semestre 80
Planejamento Pessoal, Financeiro e Profissional 8º semestre 80
Trabalho de Conclusão de Curso II 8º semestre 160
Tópicos Especiais II 8º semestre 80

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Anderson Pellegrino

Experiência e formação: Economista e Mestre em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Doutorando em Desenvolvimento Econômico. É palestrante, professor convidado dos cursos de MBA da FGV Management e da Inova Business School, e Consultor Sênior da Inova Consulting. Autor e coautor de livros nas áreas de desenvolvimento econômico e economia internacional.

Docentes e Convidados

Anderson Pellegrino

Experiência e formação: Economista e Mestre em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Doutorando em Desenvolvimento Econômico. É palestrante, professor convidado dos cursos de MBA da FGV Management e da Inova Business School, e Consultor Sênior da Inova Consulting. Autor e coautor de livros nas áreas de desenvolvimento econômico e economia internacional.

Carina Martellini

Graduada em Propaganda e Marketing (ESAMC Campinas-SP) e com MBA em Marketing (Fundação Getúlio Vargas -SP). Além do conhecimento da área de Marketing e Comunicação, estudou Design de Joias pela Faculdade Santa Marcelina, Fashion Business pelo Fashion Institute of Technology - NY - EUA, Design de coleção para o mercado de joias e bijuterias pela FAAP - SP e Coolhunting pela ESPM - SP.
Com experiência no mercado publicitário, já atuou em agências de publicidade, mídia indoor e co-branding, além de institutos de pesquisa e consultoria.
Atualmente é sócia do e-commerce Carina Martellini - joia conceito, que atua no segmento de joias com foco em pedras naturais. É responsável pelo desenvolvimento de todas as coleções e planejamento de marketing da marca.
Com quatorze anos de experiência no ensino superior, como coordenadora de curso e professora universitária nos cursos de graduação, pós-graduação e MBA. Sua experiência como docente foi desenvolvida em Instituições como Senac, Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE), Escola Superior de Direito (ESD), ESAMC, Policamp e Unip.

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora de Neuromarketing e coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda atuando como Diretora de Planejamento e Mídia. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donald?s, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora sênior de Futuro e Tendências da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.

Expandir

Fabiana Olivieri

Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos
Especialista em Pesquisa de Mercado - ESPM 
MBA 1ª. Gerência em Marketing - ESPM
MBA Gestão Estratégica de Negócios - FAV
Aluna Especial do Mestrado em Estatística - Unicamp
Mestranda em Educação - MUST University
12 anos de atuação em empresas corporativas nas áreas de Pesquisa e Inteligencia de Mercado;
10 anos atuando como Consultora Estatística em clientes de grande porte;
Desde 2009 na carreira academia, atuando em cursos de graduação, pós graduação e preparatórios;

Expandir

Guilherme Frizzera

Graduado em Relações Internacionais, Mestre em Ciências para Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (PROLAM/USP) e doutorando em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL/UnB), atuando também como professor assistente na graduação e pós-graduação desse mesmo instituto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Segurança Internacional da UnB. Desenvolve pesquisas relacionadas à América Latina, Integração Regional, História das Relações Internacionais, História da Política Externa Brasileira, Teoria das Relações Internacionais e Segurança Internacional

Expandir

Luciano Alves Rocha

Experiência e formação: Especialista em Administração de Empresas - CEAG – FGV, 2008. Graduado em Engenharia Elétrica - USP – São Carlos, 2003. Carreira de 12 anos na gestão de processos de negócio nas áreas de TI e Supply Chain em empresas nacionais e multinacionais tais como Unilever, Abrange Logística e Construtora Tenda. Atuação na gerência de projetos de implantação de operações logísticas de armazenagem e distribuição em empresas como AmBev e Coelce, gerando aumento do faturamento e expansão das atividades em nível nacional.

Expandir

Marianna Lamas

Geógrafa e Mestre em Geografia Política pelo Instituto de Geociências da UNICAMP. Atua como Pesquisadora de Fluxos Culturais na TENDERE - Pesquisa de Tendências e Soluções Criativas. Atualmente é Professora nos cursos de graduação da UNITÁ Faculdade, no curso de graduação em Relações Internacionais e no MBA de Negócios Internacionais na Faculdade ESAMC, no curso de graduação de Relações Internacionais da Universidade Paulista - UNIP e no Departamento de Eventos da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (FATEC).

Expandir

Renato Jannuzzi Cecchettini

Experiência e formação: Graduado em Engenharia Civil, pós graduado em Gestão pela FAAP e MBA em Gestão na FAAP/Wharton. É professor das áreas de Marketing, Neuromarketing, Inteligência de Mercado, Estratégia e Ecommerce tanto em cursos de graduação como em cursos de pós-graduação e MBA. Atuou 15 anos na área de saúde suplementar. Possui especialização de Geração de Modelo de Negócios (BMGen) pela ESPM e também atua em iniciativas Startups e de Inovação. É diretor da BADU+COP, empresa de consultoria empresarial, das áreas de Branding, Inteligência em Mídia e Planejamento / Ativação de negócios no Brasil e Itália.

Expandir

Rubens Pimentel Neto

Experiência e formação: Rubens Pimentel Neto formou-se em Comunicação com ênfase em Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Aperfeiçoou-se através do MBA em Gestão Empresarial pela FIA-USP, especialização em Capacitação Gerencial pela FEA-USP, Effective Sales Management pela Michigan Business School e pós-graduação em finanças pela FAE - Curitiba. É especialista com larga experiência em Liderança, vendas e RH, adquirida como executivo em empresas líderes de mercado como Grupo Camargo Corrêa, Moore Formulários, Placas do Paraná, GTech, Bovespa e Agência Estado - empresa do Grupo O Estado de São Paulo, entre outras. Dirige a Trajeto Desenvolvimento Empresarial, empresa de Consultoria, Treinamento e Coaching S.A. nas áreas de Liderança, Vendas e RH, e tem levado seus conhecimentos e experiência para diversas empresas, tais como: Bayer, Dupont, Xerox, Johnson-Johnson, MaryKay, TOTVS, Ambev, Nestlé, DHL, Edenred, EY, Unilever, Grupo Ultra, Bosch, Walmart, Agência Estado e FMC, entre outras. É professor de RH, estratégia empresarial e comunicação em cursos universitários e MBA.

Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching/BCI - Behavioral Coaching Institute e reconhecido pelo ICC - International Coaching Council. Formação em Coaching pela The Inner Game School of Coaching.

Practitioner em Neurolinguística, reconhecido internacionalmente pela NLPU University, dedica-se ao estudo da Neurolinguística aplicada à comunicação, estratégia, vendas e negociação.

É autor do livro "A Venda com Corpo, Mente e Alma" e colaborador do livro "Liderança Empresarial".

Expandir

Tadeu Brettas

Experiência e formação: Publicitário, com 30 anos de experiência à frente de departamentos de criação em agências de comunicação. Um dos profissionais de propaganda mais premiados do interior de São Paulo. Professor-orientador, há 15 anos, dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos de graduação e pós-graduação, nas áreas de Comunicação Mercadológica, nas instituições onde leciona. 

Formação: Graduado em Publicidade e Propaganda, Pós-graduação em Gerência de Marketing e Mestrado em Administração de Empresas.

Expandir

Thiago Fernandes

Experiência e formação: Coordenador nacional e professor do MBA em Gestão Financeira da Inova Business School. Atualmente, Gerente Regional de Compliance na Yara/Galvani Joint Venture. Trabalhou na 3M do Brasil por 20 anos com escopo regional para a América Latina como Gerente de Compliance. Conta com 8 anos de experiência em auditoria operacional/financeira em todas as subsidiárias 3M na América do Sul e 6 anos nos departamentos de finanças da corporação. Six Sigma Black Belt certificado em projetos de logística, administração de materiais, atendimento ao cliente, M&A e importação. Professor da ESAMC há 10 anos, nas disciplinas da Área Financeira e de Controladoria, em cursos de Graduação e MBA. Graduado em Administração de Empresas, com MBA Executivo Internacional em Finanças, Controladoria, Auditoria e Negócios Internacionais. 

Expandir

Faça sua inscrição