Sobre o Curso
O curso de Pedagogia da Unità Faculdade é único e propõe experiências fundamentais para uma formação docente sólida, alinhada com a geração que quer influenciar o futuro e sair do bê-a-bá de sempre. Um curso com o DNA "Futuro, Tendências e Inovação na Educação".
Como é o curso?
O curso de Pedagogia na Unità Faculdade vai além da sala de aula, pois, forma professores para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para atuar na Gestão Escolar (cargos de orientação, supervisão, coordenação, direção) e também conta com a possibilidade de ampliar sua área de atuação para setores que vêm reconhecendo cada vez mais a importância do aprendizado como Pedagogia Hospitalar, Pedagogia Empresarial.
As atividades compreendem a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, com atividades próprias docentes como:
- Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
- Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
- Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares
Quanto ao gestor escolar, tanto a rede pública quanto a rede privada adotam estruturas de funcionamento que requerem profissionais de administração escolar, qualificados e capacitados para o exercício de funções de diretoria, de coordenadores pedagógicos, assistentes de direção, encarregados de diversos setores, existentes tanto em unidades escolares como em diversos órgãos do sistema de ensino.
Importante ressaltar que novas áreas de atuação estão se abrindo tais como empresas, hospitais, ONGs, educação à distância, editoras, portais virtuais e consultorias. Após formado, o aluno ainda poderá investir em cursos de pós-graduação em diversas áreas podendo se especializar em linguagem, alfabetização, educação inclusiva, educação à distância, metodologias ativas, arte e educação, gestão escolar, docência no ensino euperior, psicopedagogia, neuropsicopedagogia, dentre muitas outras.
Por que fazer Pedagogia na Unità Faculdade?
O curso contempla a parte clássica de um curso de Pedagogia, contemplando as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação do Pedagogo, mas a Unità vai além e tem diferenciais exclusivos e inéditos em um curso de graduação em Pedagogia. A matriz curricular também traz experiências fundamentais para uma formação docente sólida:
Estágio curricular obrigatório com supervisão em disciplinas teórico - práticas a partir da metade do curso;
Aulas de neurociência para auxiliar o professor a compreender a mente e o comportamento de seus alunos;
Aulas que perpassam as mais modernas tendências pedagógicas, para refletir e propiciar a formação de um educador do futuro, com disciplinas como "Futuro e Tendências na Educação", "Educação Contemporânea", "Programação tecnologica e EdTechs", "Criatividade e Pensamento Lateral"
Carga horária que privilegia disciplinas dedicadas a compreender o processo de alfabetização, letramento, conteúdos e metodologias para prática de educação infantil e ensino fundamental;
Domínio de diferentes estratégias didáticas para mediação dos alunos de maneira efetiva, incluindo metodologias ativas, abordando também o treinamento de desenvolvimento em organizações .
Onde posso trabalhar?
- O pedagogo domina todos os métodos de ensino, os princípios da administração escolar e da condução dos assuntos educacionais. Trabalha em área pública, privada e sem fins lucrativos, fazendo carreira como:
- Professor em sala de aula;
- Cargos de administração escolar, supervisionando e orientando o sistema de ensino, professores e alunos, além de garantir que se cumpram as diretrizes educacionais do país;
- Órgãos do Governo, onde estabelece e fiscaliza a legislação de ensino;
- Na inclusão escolar, pode desenvolver métodos e materiais para aulas com crianças e adultos, com alguma necessidade especial, além da inclusão dele no ambiente escolar;
- Na Pedagogia Empresarial pode desenvolver e implantar projetos educacionais, culturais e treinamentos em empresas, ONGs e outras instituições;
- Na Pedagogia Hospitalar, pode atuar em processos educativos de crianças e jovens em tratamentos.
Duração e Períodos
Duração de 8 semestres (4 anos)
Períodos: Noturno 19h10 às 22h50
Grade
Matéria | Semestre |
---|---|
Futuro e Tendências na Educação | 1º Semestre |
Filosofia e fundamentos da educação | 1º Semestre |
História da Educação | 1º Semestre |
Língua, Textualidade e Estratégias Interpretativas | 1º Semestre |
Psicologia do Desenvolvimento | 1º Semestre |
Sociologia e fundamentos da educação | 2º Semestre |
Educação contemporânea | 2º Semestre |
Psicologia da Aprendizagem | 2º Semestre |
Tecnologias aplicadas a Educação | 2º Semestre |
Criatividade e Pensamento Lateral | 2º Semestre |
Legislação e Organização da Educação Básica | 3º Semestre |
Psicomotricidade e Ludicidade | 3º Semestre |
Didática e Metodologias Ativas na Educação | 3º Semestre |
Educação inclusiva e Diversidade : teoria e prática | 3º Semestre |
Currículos e Programas | 3º Semestre |
Planejamento, práticas educativas e projetos | 4º Semestre |
Metodologia e Prática da Alfabetização | 4º Semestre |
Literatura Infantil e práticas de letramento | 4º Semestre |
Raciocínio lógico e jogos | 4º Semestre |
Arte e Educação | 4º Semestre |
Conteúdo, Metodologia e prática da Educação Infantil - Estágio Supervisionado I | 4º Semestre |
Metodologia e Prática do Ensino da Língua Portuguesa | 5º Semestre |
Metodologia e Prática da Matemática | 5º Semestre |
Metodologia e Prática das Ciências Naturais | 5º Semestre |
Neurociência Aplicada à Educação I | 5º Semestre |
Corpo e Movimento | 5º Semestre |
Conteúdo, Metodologia e prática do Ensino Fundamental - Estágio Supervisionado II | 5º Semestre |
Avaliação do ensino e da aprendizagem | 6º Semestre |
Métodos do trabalho científico e pesquisa | 6º Semestre |
Metodologia e Prática de História e Geografia | 6º Semestre |
Neurociência Aplicada à Educação II | 6º Semestre |
Educação em direitos humanos, ética e diversidade étnico racial | 6º Semestre |
Conteúdo, Metodologia e prática do Ensino Fundamental - Estágio Supervisionado III | 6º Semestre |
Educação de Jovens e Adultos | 7º Semestre |
Educação e Diversidade: Educação do Campo, quilombola e indígena | 7º Semestre |
Orientação e Prática da Supervisão na Educação Básica | 7º Semestre |
Programação tecnologica e EdTechs | 7º Semestre |
TCC I | 7º Semestre |
Planejamento de Carreira | 7º Semestre |
Paradigmas e prática em Ambientes Não Escolares - Estágio Supervisionado IV | 7º Semestre |
Gestão Educacional e Estágio Supervisionado V | 8º Semestre |
Treinamento e Desenvolvimento em Organizações | 8º Semestre |
Tópicos especiais em Educação | 8º Semestre |
Língua Brasileira de Sinais | 8º Semestre |
TCC II | 8º Semestre |
*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.
Coordenador (a)
Carmem Júlia Skrepnek Pereira
Psicopedagoga pela Unicamp (2011), possui graduação em Pedagogia (2000) e Mestrado em Educação (2003) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Experiência como docente na UniMetrocamp (2003 a 2018), Uniesp (2011 a 2014), Unimax - Indaiatuba (2018 a 2020).
Foi coordenadora pedagógica do setor de Orientação Educacional da Faculdade Metrocamp, membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos (CEP UniMetrocamp), representante de coordenação no NAC (Núcleo de Acessibilidade) e Coordenadora do curso de graduação em Pedagogia da UniMetrocamp de 01/2017 à 06/2018.
Supervisora de cursos de EaD da Univesp de 07/2018 a 09/2019.
Psicopedagoga na Escola São Paulo - Holambra de 07/2019 a 02/2020.
Autora do material para disciplina de Ética e Responsabilidade Socioambiental via EaD dos cursos de graduação do Grupo Ibmec e do material de Didática do Ensino Superior para os cursos de Pós Graduação da Faculdade Trevisan. Professora EaD de 2010 a 2018.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia, docência, ética, avaliação, aprendizagem, formação de professores,valores, ensino superior e estágio supervisionado. Atualmente faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES, junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação - MEC, para atos autorizativos de curso superior e é Orientadora Pedagógica na Escola São Paulo - Holambra.
Docentes e Convidados
Alexandre Rezende
Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.
ExpandirAngélica Croccetti
Carmem Júlia Skrepnek Pereira
Psicopedagoga pela Unicamp (2011), possui graduação em Pedagogia (2000) e Mestrado em Educação (2003) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Experiência como docente na UniMetrocamp (2003 a 2018), Uniesp (2011 a 2014), Unimax - Indaiatuba (2018 a 2020).
Foi coordenadora pedagógica do setor de Orientação Educacional da Faculdade Metrocamp, membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos (CEP UniMetrocamp), representante de coordenação no NAC (Núcleo de Acessibilidade) e Coordenadora do curso de graduação em Pedagogia da UniMetrocamp de 01/2017 à 06/2018.
Supervisora de cursos de EaD da Univesp de 07/2018 a 09/2019.
Psicopedagoga na Escola São Paulo - Holambra de 07/2019 a 02/2020.
Autora do material para disciplina de Ética e Responsabilidade Socioambiental via EaD dos cursos de graduação do Grupo Ibmec e do material de Didática do Ensino Superior para os cursos de Pós Graduação da Faculdade Trevisan. Professora EaD de 2010 a 2018.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia, docência, ética, avaliação, aprendizagem, formação de professores,valores, ensino superior e estágio supervisionado. Atualmente faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES, junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação - MEC, para atos autorizativos de curso superior e é Orientadora Pedagógica na Escola São Paulo - Holambra.
Cintia Betanho Campana Marchiori
Debora Corigliano
Neuropsicopedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociência da Educação (pelo IBFE). Coordenadora nacional no IBFE da Pós Graduação em Ed. Infantil Professora no IBFE nos cursos de Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Sócioemocional. Consultório Particular para atendimento na área da Psicopedagogia e Orientação Familiar. Assessoria Pedagógica em escolas particulares. Autora do livro " Orientando Pais, Educando Filhos" pela editora Autores Associados. Idealizadora e tutora no EAD "Pais e filhos, uma parceria de sucesso" pela Rede Sec. XXI. Youtuber no canal " Orientando Pais, educando filhos".
Heloísa Helena Dias Martins Proença
Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.
ExpandirJoão Rilton
Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.
José Francisco Aparecido
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas. Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior.
ExpandirLuciana Haddad Ferreira (Nana)
Doutora em Educação pela Unicamp, especialista em Educação e em Arteterapia. Pedagoga licenciada pela Unicamp, é membro do GEPEC (FE/UNICAMP). Tem pesquisas relacionadas à área de formação docente, especialmente nas aproximações entre Arte, Estética e Experiência na formação de professores. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem 18 anos de experiência em docência na Educação Básica e 9 anos de experiência como formadora de professores. Possui diversas publicações na área.
ExpandirMaibí Fernanda Chesi Mascarenhas
Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.
Expandir