Sobre o Curso

O IBFE, Instituto Brasileiro de Formação de Educadores é o Centro de Estudos em Educação da Unità Faculdade. Alinhado com a geração que quer influenciar o futuro e sair do bê-a-bá de sempre.

Como é o curso?

O curso de Pedagogia no IBFE-Unità forma professores especializados em gestão e alfabetização na perspectiva do letramento. O aluno é preparado para atuar na Educação Básica diretamente em sala de aula ou como gestor dos ambientes escolares.

Um curso que ensina por que e como atuar de maneira eficiente nas séries iniciais da Educação Básica, na gestão de unidades escolares e nas várias posições disponíveis para o pedagogo no mercado de trabalho.


Por que fazer Pedagogia no IBFE-Unità?

De longe, o curso parece clássico. Mas o IBFE-Unità vai mais além. A grade curricular também traz experiências fundamentais para uma formação docente sólida: 

- Garantia de residência pedagógica desde o primeiro ano de graduação;

- Aulas de neurociência para auxiliar o professor a compreender a mente e o comportamento de seus alunos;

- Carga horária que privilegia disciplinas dedicadas a compreender o processo de alfabetização;

- Domínio de diferentes estratégias didáticas para mediação dos alunos de maneira efetiva.

Onde posso trabalhar?

O pedagogo domina todos os métodos de ensino, os princípios da administração escolar e da condução dos assuntos educacionais. Trabalha em área pública, privada e sem fins lucrativos, fazendo carreira em:

- Atuação como Professor em sala de aula;

- Cargos de administração escolar, supervisionando e orientando o sistema de ensino, professores e alunos, além de garantir que se cumpram as diretrizes educacionais do país;

- Órgãos do Governo, onde estabelece e fiscaliza a legislação de ensino;

- Educação Especial: desenvolver métodos e materiais para aulas com crianças e adultos, portadores de necessidades especiais, além da inclusão dele no ambiente escolar;

- Pedagogia Empresarial: Desenvolver e implantar projetos educacionais culturais em empresas, ONGs e outras instituições;

- Pedagogia Hospitalar: Atuar em processos educativos de crianças e jovens em tratamentos;

 

 

 

Valores

A mensalidade do Curso de Pedagogia é de R$ 750,00.

Grade

1º Semestre

Ética e Raciocínio Crítico I: Base Epistemológica da Filosofia e Sociologia
Inclusão de Diversidade Étnico-Racial: Base Epistemológica da Antropologia
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Língua, Textualidade e Estratégias Interpretativas I
Projetos Integrados de Prática Docente (Residência)


2º Semestre

Ética e Raciocínio Crítico II: Base Epistemológica da Filosofia e Sociologia
História da Educação
Práticas de Letramento
Projetos Integrados da Prática Docente: Estratégias Didáticas Inovadoras (Residência)
Política e Gestão


3º Semestre

Métodos de Trabalho Científico e de Pesquisa Educacional
Inclusão e Diversidade: Educação Indígena e do Campo
História da Educação II
Língua, Textualidade e Estratégias Interpretativas II

Projetos Integrados de Prática Docente: Estratégias Didáticas (Residência)

Políticas Públicas e Gestão


4º Semestre

Desenvolvimento Infantil: Perspectivas da Psicologia e Sociologia
Práticas de Letramento na Educação Infantil
Projetos Integrados na Prática Docente: Futuro e Tendências
Políticas Públicas e Gestão
Criatividade e Pensamento Lateral
Planejamento Pessoal, Financeiro e Profissional


5º Semestre

Conceitos Matemáticos e Práticas na Educação Infantil
Natureza e Sociedade: Conceitos e Práticas na Educação Infantil
Inclusão e Diversidade: Infância e Multiculturalismo
Práticas de Letramento: Literatura Infantil
Corpo e Movimento


6º Semestre

Bases Epistemológicas e Metodológicas do Ensino de Matemática

Bases Epistemológicas e Metodológicas do Ensino de Língua Portuguesa
Bases Epistemológicas e Metodológicas do Ensino da Ciências
Educação e Currículo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Projetos Integrados da Prática Docente: Ensino de Libras
Neurociência Aplicada à Educação I


7º Semestre 

Bases Epistemológicas e Metodológicas do Ensino de História e Geografia
Bases Epistemológicas e Metodológicas em Educação de Jovens e Adultos
Práticas de Letramento: Anos Iniciais e EJA
Leitura e Análise de Avaliações da Aprendizagem
Neurociência Aplicado à Educação II


8º Semestre

Língua, Textualidade e Estratégias Interpretativas na Gestão
Princípios e Métodos em Gestão Educacional: Administração e Supervisão
Políticas e Gestão Educacional
Trabalho de Conclusão de Curso
Tecnologias Aplicadas à Gestão Escolar.



Docentes e Convidados

Adriana Pierini

Graduada em Letras e Pedagogia.

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Docente do curso de Pós Graduação em Alfabetização e Letramento do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE).

Experiência como Docente e Orientadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Campinas e como formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC).

Pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) - Faculdade de Educação-UNICAMP.

Atuação nas áreas de formação docente: articulação de trabalho coletivo, planejamento, desenvolvimento e sistematização de projeto pedagógico na educação básica, constituição do trabalho do orientador/coordenador pedagógico e alfabetização e letramento.

Temas de interesse para pesquisa: constituição do trabalho do orientador/coordenador pedagógico, formação centrada na escola, reflexão coletiva sobre a prática cotidiana e desenvolvimento profissional.

Expandir

Adriano Rolindo

Doutorando na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com mestrado na mesma área e instituição. Pós-graduado em nível lato sensu em gestão educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas em 2007 e pela Faculdade Anhembi Morumbi em 2010, graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é diretor titular de cargo na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuando na E.E. Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado em Campinas, desde 2007 e professor no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.

Expandir

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Carolina Defilippi

Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Chimena Barros da Gama

Doutora em Estudos Literários pela UNESP-FCLAr com pesquisa de campo em Portugal junto à Universidade Nova de Lisboa, foi bolsista FAPESP no Doutorado e CAPES durante o Mestrado. Fez especialização na mesma área após licenciar-se em Letras (português-francês). Tem artigos publicados em jornais, periódicos da área de letras e dois capítulos de livro. Foi professora na rede pública de ensino (ACT) e atualmente dá aulas de Língua Portuguesa e Redação em escolas privadas de Campinas.

Expandir

Cristina Corsini

Psicóloga (CRP 06/41118-0) e Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia em Neurologia Infantil (Faculdade de Ciências Médicas - Unicamp). Mestra em Psicologia Escolar (Puc-Campinas). Vivência profissional em clínica com crianças e adolescentes. Tutora de Estudo em domicílio / Home care pedagógico de crianças e adolescentes. Consultora em escolas de Campinas e Região desenvolvendo trabalho com famílias, equipe pedagógica e alunos. Professora universitária na graduação e pós-graduação (Lato-sensu). Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica na rede particular. Coordenadora Nacional do curso de pós-graduação Educação Socioemocional e Práticas na Escola e professora horista do IBFE. Tutora de estudos de crianças e adolescentes. Autora do livro: "Pais nota dez, aluno nota mil: sugestões práticas para ajudar seu filho na escola" (Casa do Psicólogo / Pearson).

Expandir

Débora Corigliano

Neuropsicopedagoga, Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociência da Educação (pelo IBFE). Professora no IBFE nos cursos de Psicopedagogia, Inovação na Educação e Docência do Ensino Superior. Consultório Particular para atendimento na área da Psicopedagogia e Orientação Familiar. Assessoria Pedagógica em escolas particulares. Autora do livro " Orientando Pais, Educando Filhos" pela editora Autores Associados.  Idealizadora e tutora no EAD "Pais e filhos, uma parceria de sucesso" pela Rede Sec. XXI e apresentação diária  na Rádio Brasil , no programa Nossa Gente, falando sobre Orientação familiar. 

Expandir

Fernanda Carone

Mestre em Ciência do Esporte FEF/UNICAMP (2010). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e Pedagogia pela FALC (2014). Possui Pós-graduações em Psicopedagogia pelo IBFE Campinas, Pedagogia do Movimento (2002) e Pedagogia do Esporte Escolar (2004) pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Diretora Pedagógica do Ensino Médio e curso Pré-Vestibular no Centro Educacional Objetivo, unidade Vila Industrial em Campinas.

 

Expandir

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

Expandir

João Rilton

Bacharel em Composição Musical (FMU-FAAM), Pós-graduação em Inovação na Educação (IBFE), Psicanalista Clínico (Sociedade Brasileira de Psicanálise Moderna), Master Trainer em Programação Neurolinguística (PNL-ACTIUS), Instrutor de Yoga  (ISVARA-União do Yoga Brasil). Coordenador e professor na Pós-graduação em Neurociência aplicada à educação (IBFE). Professor de Programação Neurolinguística e Comunicação Verbal na Pós-graduação em Inovação em Educação (IBFE). Professor de música (EF2) no Colégio Notre Dame Campinas, músico profissional, pianista, compositor, arranjador e Instrutor de Hatha-Yoga e Meditação.

Expandir

Lara Crivelaro

Doutora em Sociologia pela Unesp/Araraquara, mestre e graduada pela Unicamp. Atualmente diretora executiva da Efígie Educacional, foi Pró-Reitora de Relacionamento da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO, Diretora de Pós-Graduação da Metrocamp de Campinas, Coordenou cursos de pós-graduação na São Leopoldo Mandic,  Unicastelo, UNIP, Metrocamp, coordenou curso de graduação em Comunicação Social na UNIP por 10 anos e atua como docente no Ensino Superior há 23 anos. Responsável pela organização de programas internacionais para universidades e empresas no Brasil. Membro do ICEF (International Consultants for Education and Fairs) e da European Study Center da Alemanha, professora convidada da Escola Superior Balear da Espanha.

Expandir

Luciana Haddad Ferreira (Nana)

Doutora em Educação pela Unicamp, especialista em Educação e em Arteterapia. Pedagoga licenciada pela Unicamp, é membro do GEPEC (FE/UNICAMP). Tem pesquisas relacionadas à área de formação docente, especialmente nas aproximações entre Arte, Estética e Experiência na formação de professores. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem 18 anos de experiência em docência na Educação Básica e 9 anos de experiência como formadora de professores. Possui diversas publicações na área.

Luis de Sá

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade São Francisco, Bacharel em Administração de Empresas, MBA em Economia & Negócios pela Universidade Federal de São Carlos, Magistério pelo CEFAM, Técnico em Transações Imobiliárias, e Pós-graduando em Neuromarketing pela Inova Business School.

Experiência de 20 anos na área da Educação como Professor em seus diversos níveis do Ensino Infantil ao Superior.

Experiência de 14 anos como Administrador/Gestor  nas empresas Andreas STHIL, Microcamp e  Sócio/Proprietário da Cabo Verde Imóveis  - Autor de dois livros Didáticos pela New Education (2013 e 2014): Documentação e Projetos Construtivos e Marketing Imobiliário. 

Diretor de Franquias no Grupo Unità Educacional. Diretor de Ensino Técnico de Nível Médio na Associação Educacional Atmo, Professor de Ciências Políticas, Contabilidade, Economia, Ética Profissional e Empresarial, Gerência de Projetos, Planejamento Financeiro e Estratégico e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso para os cursos Técnicos, Superior em Administração e Tecnólogos de Recursos Humanos.

Expandir

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.

Maria Cristina Tempesta

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Unicamp, com doutorado pela mesma faculdade e universidade; pesquisadora do Grupo AULA (Trabalho Docente na Formação Inicial); co-autora do Sistema Anglo de Ensino,  de Língua Portuguesa para as séries iniciais do Ensino Fundamental; co-autora do fascículo do Pró Letramento - MEC, programa Federal que promove a formação continuada de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental I; coordenadora de Ensino Médio do Colégio Progresso; diretora geral de escolas do grupo Atmo - Unidades Anglo e marcas próprias.

Atuou como professora universitária em cursos e graduação e pós-graduação; coordenou o setor de Educação para a Prevenção do Centro Corsini - ONG/HIV/AIDS - Campinas, durante dois anos; foi professora de Educação Infantil e de Ensino Fundamental I durante 15 anos na rede privada, com passagem pela rede pública. 

Expandir

Marissol Prezotto

Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Comunitária de Campinas. Membro do Núcleo de Desenvolvimento do Educador - Unità Educacional. Coordenadora do curso de pós-graduação em Alfabetização e Letramento do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE. Pesquisadora integrante do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da UNICAMP. Mestre e Doutora em Educação, área: Formação de Professores e Ensino e Práticas Culturais pelo programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação - UNICAMP. Pedagoga pela UNICAMP. Supervisora de Língua Portuguesa do PNAIC-PACTO UNICAMP 2013/2014. Coordenadora de disciplina em EAD na Kroton Educacional 2012 a 2015.

Expandir

Rodrigo C. Fonseca

Especialista em Educação Matemática na área de concentração da Etnomatemática, bacharel e licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É sócio-diretor do NIPEC, empresa de consultoria e assessoria educacional pela qual atua profissionalmente como consultor pedagógico de instituições formais e não-formais de ensino. É professor desde 1999 lecionando nos ensinos fundamental II, médio, superior e cursos pré-vestibulares. É co-autor do Material Didático + Novo Enem, do Sistema Didático ÉTICO, editora Saraiva e autor da Coleção Prometeus, material didático apostilado da Editora Pandora.

Expandir

Rodrigo Pires de Morais

Gestor Escolar. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Graduado em Química pela USP/RP. Experiência de 22 anos na área de educação, atuando como Diretor Escolar (Anglo/Campinas e SEBCOC/Ribeirão Preto), Coordenador de Curso de EAD (Estácio/UniSEB), professor de Pós Graduação (FGV-Pós em Administração), Graduação (UniSEB-Licenciatura em Química), Ensino Médio e Pré-Vestibular. Consultor Pedagógico em Projetos Educacionais (Giral Viveiro de Projetos). Implantação e gerenciamento do curso de High School do Grupo SEB. Palestrante e conferencista.

Expandir