Inclusão na prática - A Acessibilidade Atitudinal - por Maibí Mascarenhas

Artigos

01 Junho, 2021

Muito além de explicar o conceito, é muito importante refletir sobre como ele se aplica no cotidiano escolar.

Acessibilidade atitudinal é ter ações que realmente promovam a inclusão da pessoa com deficiência, de forma que possam participar de atividades e interagir através das próprias habilidades, adaptando o que for necessário para que isso aconteça e estimulando seu protagonismo.

Por exemplo, uma bancada mais baixa na construção da recepção de uma secretaria faz parte da acessibilidade predial. Mas colocar o papel a ser preenchido por um cadeirante sobre essa bancada, por não o estar enxergando na prateleira mais alta, é acessibilidade atitudinal.

Muitas vezes, pensamos sobre quais materiais adaptados, recursos avaliativos ou metodologias pedagógicas devemos promover aos nossos alunos com deficiência. Adicione a essa lista a reflexão sobre quais atitudes no cotidiano podem ajudá-lo a ser incluído de fato. E se você orientar a turma sobre como acolhê-lo em crise? E se a sala for sinalizada com texturas? E se você narrar todos os detalhes que os olhos dele não alcançam? O que mais eu posso fazer?

Sugiro que monte uma lista, se colocando no lugar do estudante. Esse exercício trará novas perspectivas. Bom trabalho! Os resultados bons certamente virão.